sábado, 13 de dezembro de 2008

Comunicação com clareza, na Cadeia Turística.

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(Foto extraída do site Flickr)

Olá Leitores,

O assunto hoje é a comunicação que é algo imprescindível em toda a cadeia turística. E é por isso que o prestador de serviços precisa ter atenção redobrada.

Vamos ao exemplo prático:

Sou um cliente de uma agência de Turismo, passo todos os meus dados para a compra do pacote turístico, para São Paulo. Digo o meu nome, que por sinal é um tanto complicado de se entender ao primeiro momento (Cidilan Silva), porém ele precisa falar com o responsável sobre um assunto atípico, e termina precisando dizer meu nome ao outro, do outro lado da "linha telefonica". Como ele falará meu nome sem cometer erros?

C.I.D.I.L.A.N S.I.L.V.A , assim? quando falamos CI, temos um som da letra S, outra coisa é, DI essa sílaba no meio do nome, pode dá uma impressão que o Di, é mudo (dependendo, da dicção do atendente). Resultado Sidlan , isso é sinônimo de erro, insastifação, problema e etc.

Por isso, eles possuem um código fonético internacional muito utilizado entre os mesmos. Assim, fica mais fácil de escrever corretamente os dados do cliente (Ex: Nome, Sobrenome).

Voltemos ao exemplo prático acima:

Como usariamos acima este código fonético, usando meu nome como exemplo? Charlie-India-Delta-Lima-Alpha-Nair Sierra-India-Lima-Victor-Alpha

Saber comunicar-se é de extrema importância. Por isso, estudar a tabela fonética é necessario. Abaixo estar a tabela com os códigos:

AlphaNovember ou Nair*
BravoOscar
CharliePapa
DeltaQuebec
EcoRomeo
FoxSierra
GolfoTango
HotelUniform
IndiaVictor
JulieteWhisky
Kilometer ou Kilo*Xadrez
LimaYankee
MikeZulu

*O sinal de asterisco representa o jeito em que é mais usado o código.

Exercitando a tabela será o único meio de saber-lo, por isso começe a buscar palavras pequenas que conhecemos a grafia e comece a utilizado na prática. Tais como: Casa, Rua, Trabalho, Cama, Ivete Sangalo e assim sucessivamente.

Até o próximo post!

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